sábado, 2 de fevereiro de 2008

Crianças da 2ª série do Ensino Fundamental não sabem ler

Reportagem publicada, hoje, pela Folha de SP, mostra que, as crianças do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, não sabem ler.

É um dado preocupante. Até porque, a matéria, cita ainda, crianças da 4ª série com a mesma dificuldade.

Alguns professores jogam a culpa no Estado e dizem que, as salas de aulas, tem um número muito grande de alunos, o que dificulta o aprendizado.

Em partes, eles têm razão. Mas acho que, os pais também são responsáveis pela educação e aprendizado dos alunos.

Não podemos esperar que uma criança pegue um livro e saia lendo. É impossível. Só a escola e os professores, não convencerão os alunos a tomarem tal atitude.

Os pais têm sim a sua parcela de culpa. Incentivar a leitura é fundamental. E dentro de casa, essa responsabilidade tem que partir deles.

Um passeio pela biblioteca da escola, a uma livraria, a um sebo, pode fazer a diferença. Temos obrigação de mostrar para a criança, que existe vida além da televisão e dos video games.

Se não nos preocuparmos com isso hoje, não poderemos mais tarde, culpar somente o Governo pelo caos na educação. Para deixamos de ser o eterno país do futuro, a educação é um dos fatores primordiais.

Educar é obrigação de todos.

4 comentários:

Camila disse...

Concordo plenamente com vc....

e Parabens...seu blog ta cada dia melhor....seus textos tb!!

Bjos

synara disse...

Oi! Sou professora do Fundamental I, e exerço minha profissão de educadora com muita responsabilidade e principalmente respeito aos educandos. Percebo, hoje em dia, um descaso muito grande da família no processo de ensino e aprendizagem dos filhos. As crianças iniciam o ano letivo e chegam ao final sem que muitos dos pais sequer conheçam a professora, muitos não tem certeza da série que os filhos estudam. Em nossa escola trabalhamos com projetos onde a parceria escolaXcomunidade é evidenciada, chamamos e acolhemos os pais, fazemos reuniões para discutir o quê e como fazer junto com a família, porém os pais que aparecem são os mesmos de sempre e a minoria. Muitos pais quando atendem o chamado da escola, chegam para dizer que não sabem mais o que fazer com aquela criança( que têm entre 09 e 14 anos). E aí o que fazer? Como fazer com que os pais assumam a responsabilidade de educar seus filhos e não apenas criá-los?!

Anônimo disse...

Oi! Também sou professora há oito anos, nesses oito anos trabalho com crianças de 2ª série, hoje estou com 27 alunos no qual 26 alunos estão lendo fluentemente, a outra aluna está lendo silabando. Moro em Alta Floresta MT, trabalho numa escola estadual na qual sou contratada, faço de tudo para que meus alunos termine o ano letivo lendo e produzindo, mas existe um porém que muitas vezes não temos ajuda dos pais e como sempre os pais que comparecem nas reuniões são sempre os pais participativo, não concordo quando falam os alunos da2ª série não sabem ler, não é o caso de todas as 2ª, concorda comigo?

Paulino disse...

culpa é fundamentar os fracassos em algo abstrato,vejamos caso os pais não possuam condições de visitarem bibliotecas,sebos etc. eles poderiam(os pais) culpar seus patrões pelos baixos salários e por dificultarem as idas dos pais aos locais propostos,daqui a pouco os culpados serão os avós e assim por diante.Desejamos soluções factíveis e n~çao devaneios teóricos,senhores mão na massa e chega de teoria vazia este é o meu entendimento até que algo aconteça
obrigado boa noite
Paulino Neto